quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

infância

Hoje resolvi continuar a falar sobre minha infância. Como eu já havia dito, eu entrei na primeira série, em
1967 aos 06 anos, no Colégio Santo Antonio do Pari. O Colégio era super tradicional e muito rígido. \o uniforme era: camisa de manga comprida branca, com gravata azul marinho, saia pregueada azul marinho, meia três quartos e sapato preto. Naquela época, não usávamos mochila, e sim uma mala de couro preto. Os cadernos tinham que ser todos encapados da mesma cor, e livros também. Por cima da carteira, colocávamos uma toalha verde. Ah, esqueci de dizer que também fazia parte do uniforme, uma tiara azul.
Para entrar na sala, fazíamos fila, para sair para o recreio e voltar, também havia fila. E na hora da saída, a mesma coisa. Os alunos respeitavam muito os professores. Quando eles entravam na sala, fazia-se silêncio. A professora conseguia dar sua aula com tranquilidade. Quando um outro professor ou diretor chegava na sala, todos se levantavam. Eu adorava a escola. Amava minha professora D. Olga. Ela usava um penteado gigantesco, que era moda na época. E ela gostava muito de mim. Às vezes até me pegava no colo. Acho que porque eu era a menorzinha da classe. Mas, um dia, ela me perguntou porque eu não havia levado blusa de frio, já que havia esfriado. Eu não sabia o que responder, e disse :"porque sim". Ela ficou brava comigo, e disse que isso não era resposta. Eu fiquei tão arrasada, que fui pra casa magoada e acabei chorando muito.
Outra coisa que me lembro é que havia sistema de entrega de medalhas toda semana. A gente recebia a medalha, colocava na blusa, e desfilava com ela durante a semana toda. Depois, entregavam-se as medalhas novamente. Eu cheguei a receber a medalha de comportamento umas 05 vezes. Recebi uma por nota e uma de letra bonita. Certa vez, sem querer, eu derrubei todo meu material no chão, e fui colocada de castigo atrás da porta por causa disso! Não era um exagero isso? Todos os anos havia festa junina e festa das nações. Nós sempre dançávamos, e eu adorava. Estudei lá até a terceira série. Não posso esquecer de dizer que na primeira série e na segunda, a classe era formada só por meninas. Na terceira a classe passou a ser mista. Então eu vi como os meninos são mais bagunceiros! Tinha um menino chamado Roberto que sentava atrás de mim, e me perturbava todo dia. Um dia, a professora saiu, e ele começou a me encher. Eu
fiquei brava com ele, virei e dei uma "reguada" na cabeça dele. Quando ele foi fazer o mesmo comigo, a professora entrou, tomou a régua dele, e quebrou no meio. Ele disse: "Foi ela que começou", mas a professora D.Josefina, nem ligou. Noutro dia, na hora da saída, eu fui pra fila, e joguei a mala no chão. Ele chegou logo atrás,  e adivinha só: a prof. achou que foi ele, e deu maior bronca. Esse menino era meio azarado! Bem, no ano de 1969, meu pai perdeu o emprego, e em 1970, eu fui para o Grupo Escolar Orestes Guimarães.  

Um comentário:

  1. menina do céu como vc consegue se lembrar de tantos detalhes, eu lembro que vc era linda e tinha um cabelo deslumbrante

    ResponderExcluir

Apresentação de sapateado em 02 de dezembro 2022

 Fizemos a apresentação de final de ano na sexta feira dia 02/12/22 na Casa de Cultura. Adoro sapatear.Espero poder continuar no ano que vem...