terça-feira, 22 de novembro de 2022

Porugal 2022

Finalmente fomos visitar nossa filha Veri e Du. Compramos passagens pela 123 milhas que sai bem mais barato. Dia 02/11 embarcamos em Guarulhos com destino a Frankfurt. Depois de umas 11 horas chegamos. Precisamos esperar 04 horas para fazer a escala para Lisboa. Aí foram mais três horas. Chegamos por volta de 23:30. Estavam lá os dois nos esperando. Que saudade estávamos! Minha filhinha querida, Veriquita, Vericota, Verizinha, Fadinha (como a vovó chamava). E chegamos no dia do aniversário dela, 03/11.

A partir de 04/11 começamos a passear para conhecer Lisboa. Muitos lugares bonitos, muita comida gostosa e muitos, mas muitos brasileiros por todos os lados! Lá tem metrô para todos os lugares. O que é engraçado é que temos que passar o bilhete único na entrada e na saída! pessoas fumam muito, e isso incomoda a Veri que odeia cigarro. Mas, nada é perfeito....A cidade é grande, mas nem se compara com São Paulo. Não vi congestionamentos, nem metrô muito cheio. Andamos de trem , ônibus, bonde e principalmente barco pois a cidadezinha em que eles moram fica do outro lado do rio Tejo. Muitas construções históricas, castelos, igrejas. Muitos miradouros (mirantes) de onde se vê toda a cidade. A cidade da minha filha é muito tranquila e silenciosa. Eles foram muito atenciosos e gentis conosco. Adoramos a experiência! Fomos também em Sintra, Cascais, Setúbal , Fátima e Vila Franca de Xira onde moram os tios do Ni. Enfim, uma viagem inesquecível e maravilhosa!

Voltamos dia 19/11. O avião ia sair as 8:30, então pegamos o barco bem cedo, as 5:40. Entretanto, quando chegamos no metrô, só ia começar a funcionar as 6:30. Então, me deu uma vontade de ir ao banheiro. Na estação precisa pagar para ir ao banheiro. Fui, coloquei a moeda, mas...não abriu a porta porque só começaria a funcionar as 7:30!! perdi a moeda, e minha vontade de ir ao banheiro ficou pior...tomamos o metrô para o aeroporto e chegamos 7:00 horas. Finalmente fui ao banheiro. Entretanto, para entrar no avião tivemos que passar na imigração e tinha uma fila gigante! achei que perderiamos o voo. Quando estava chegando nossa vez, a gente escuta : ' Última chamada para voo tal com destino a Guarulhos! meu Deus! fomos os penúltimos a entrar no avião, que sufoco. No fim das contas, ainda atrasou uma hora para decolar! chegamos muito cansados...não é fácil, nove horas sentados, mas valeu a pena! Foi tudo lindo!