sexta-feira, 23 de novembro de 2018

Viagem diferente

Hoje vou com Bi para Carmo da Cachoeira/MG. Vamos ficar numa comunidade religiosa chamada Figueira. Ela quis ir para passar o aniversário lá. É um lugar para meditar, rezar. Não pode celular nem TV. Tudo para ajudar na sua recuperação. Depois eu conto tudo aqui. Até breve.

período difícil

Passei momentos muito difíceis nestes últimos dias. Minha filha, Gabriela estava morando no Rio de Janeiro, e ficou com uma profunda depressão. Passei vários sustos com ela sumindo, chorando muito, desesperador!! Nunca imaginei passar por isso. A gente fica sem saber o que fazer. Só queria cuidar dela e vê-la bem novamente. Trouxe de volta para casa. Agora está aqui com a gente. Se tratando com remédio, terapia, natação, dança, yoga, música. Faremos tudo para ela se recuperar logo. Amo demais... sofrido tudo isso. Quero logo escrever aqui que ela está bem, trabalhando, estudando e sendo muito feliz....Bi, te amo. Vê, te amo.

quarta-feira, 3 de outubro de 2018

Ubatuba


  Depois dessa viagem cansativa, uma estadia de 02 dias em Ubatuba, na colônia de férias dos funcionários públicos, só para descansar e curtir um mar e um sol lindos! e ainda por cima com a compania de Bi.  E vê-lo sereno e feliz é algo muito maravilhoso!!!
De Roma para Casablanca

Dia de voltar para casa, com escala em Casablanca no Marrocos. Passamos a noite num hotel pago pela companhia aérea, mas não foi possível conhecer nada, pois era longe do centro, para variar. No avião, conhecemos outros brasileiros que estavam voltando de Roma também. Conhecemos umas meninas que fizeram uma viagem de 20 dias pela Holanda, Inglaterra, Alemanha, França e Itália, mas por conta delas mesmas, sem agência e excursão. Compraram ingressos e passagens no Brasil mesmo, e foram. Só um detalhe importante: uma delas fala fluentemente o francês. Isso faz toda a diferença. A comunicação é importante, e passamos alguns apuros por causa disso. Mas no fim deu tudo certo. Foi uma experiência muito gratificante!. Hotel Zenith em Casablanca:
De Florença para Roma


   Saímos de Florença, passamos em Assis, onde fica a igreja de São Francisco de Assis, e onde se encontra os restos mortais do santo. Uma cidade pequena, muita tranquila. e de lá, partimos para Roma. Roma é enorme, mas espalhada. O Hotel ficava bem longe do centro. No dia seguinte, fizemos uma visita panorâmica com o grupo pelo centro de Roma. Ficamos ali pela cidade, olhando as lojas e ruas. A cidade também é muito populosa e tem muitos turistas. Fomos até  a Fontana de Trevi que estava sem água, em manutenção. Na volta para o hotel resolvemos pegar um táxi, pois estávamos cansados para procurar o metrô, e ônibus. O motorista era muito mal humorado, não sabia onde ficava o hotel, ficou resmungando. Aliás, as pessoas que mais nos trataram bem foram os imigrantes africanos que moram por lá. Na Europa tem muito africano, muito muçulmano também. No dia seguinte, fomos ao Vaticano, que é maravilhoso, cheio de obras de arte, mas extremamente lotado. Um horror!!. E finalmente ao Coliseu. Muita aula de história.
De Veneza para Firenze

  Depois de sairmos de Veneza, fomos para Firenze ou Florença. Uma cidade com muita história. Construções medievais, catedrais, muita arte. Muito interessante. Acompanhamos um guia local que nos contou muitas histórias (tudo em espanhol). Tentamos entender, mas nem tudo ficou claro. Mas foi muito bom nos sentirmos no Velho Mundo. É como se você voltasse no tempo.Fica na região da Toscana.
Itália


No dia seguinte, fomos à Praça São Pedro em Veneza, e andar na gôndola. Como nos filmes. A cidade de Veneza é repleta de construções medievais, e a praça São Pedro é linda, com muitos turistas de todas as nacionalidades. Na praça tem vários restaurantes e cafés, e música ao vivo. Mas tudo muito caro. Almoçamos num lugar mais afastado, mas mesmo assim achei caro. Na Itália, eles tem o costume de cobrar uma taxa só porque você sentou numa mesa....estranho, né? se o prato é 10 euros tem mais 2 euros da taxa da mesa...O passeio na gôndola é bem legal, muito romântico.  Vamos passeando ao som de músicas tipicamente italianas.
Itália 2


Depois de Milão, Pádua. A cidade onde fica a igreja de Santo Antônio de Pádua. Lá está os restos mortais do meu santinho preferido, Santo Antônio. A próxima cidade : Veneza. Chegamos à noite, fomos para um lindo hotelzinho. Parecia uma casinha de bonecas.
Itália

   Dormimos em Zurique, num hotel afastado da cidade. Para jantar, não conseguimos frutas desta vez. Havia somente um Subway perto do hotel, e foi lá que nós jantamos. Uma coisa que eu percebi na Europa, é que no café da manhã não tem frutas. Estranho, né? Aqui no Brasil isso é muito comum. Senti falta de um mamãozinho ou melão. No dia seguinte, saimos a caminho da Itália. Muitas horas no ônibus. Primeira cidade: Milão. Uma cidade moderna, mas que tem coisas antigas também, como uma catedral muito linda.
A caminho da Suiça

   No dia seguinte, finalmente nos juntamos ao grupo da excursão. Éramos os únicos brasileiros. Havia pessoas da Argentina, Chile, México, República Dominicana, etc. Todos falando espanhol. Inclusive a guia turística. Então, era o dia inteiro ouvindo espanhol.  Foram umas 3 ou 4 horas até chegar em Zurique. Nossa, me senti num filme da Disney de tão linda que é esta cidade. Tem um lago maravilhoso e limpinho e ao fundo você enxerga os Alpes. Era domingo, e o comércio todo fechado. Mas haviam muitas pessoas passeando nas ruas. Muitas pessoas estrangeiras, inclusive. Sempre achei que a Suiça era linda. E realmente é.
Paris

     Chegamos ao Hotel BB port de Lilás. Entretanto, o horário de Paris é uma hora a mais que Casablanca e nós não sabíamos. No dia seguinte às 8 da manhã, a empresa nos levaria à Catedral de Notre Dame e à Torre Eiffel. Mas, como estávamos com o relógio atrasado, não fomos. Então, resolvemos ir de metrô. Imagina, nós dois sem saber falar francês nem conhecer nada, ir pegar metrô para ir à Catedral de Notre Dame. Mas, conseguimos chegar lá. Vimos a Catedral, o Rio Sena, as ruas de Paris. Parecia que estávamos dentro de um filme. Almoçamos num restaurante pequenino, mas até bem gostosinho e depois fomos à Torre Eiffel. Mais metrô, outra linha, e mais outra. Chegamos. Muito legal ver a Torre de perto. Não quisemos subir pois havia uma fila enorme. Depois voltamos bem cansados para o hotel e jantamos apenas frutas. Uma delícia.
      No dia seguinte havia um passeio opcional para Palácio de Versailles e Museu do Louvre, só que sairia muito caro. Resolvemos ir por conta própria. Lá vamos nós para o metrô novamente. Em Paris existem muitas linhas de metrô. O Metrô lá tem mais de 100 anos. E não costuma ser lotado. Às vezes, como no Brasil, aparecem pessoas tocando. Para chegar no Palácio de Versailles, precisamos pegar dois metrôs e um trem. Mas, valeu a pena. É maravilhoso. O palácio é enorme, cheio de móveis antigos e muito belos. Quadros, obras de arte. O Jardim, então nem se fala!
Primeira viagem à Europa (talvez a última também)



       Fizemos uma viagem internacional. Eu e meu Ni. Estávamos planejando há algum tempo, pensando, fazendo contas, esperando uma oportunidade. Então, depois que me aposentei, consegui um dinheiro extra e assim pudemos realizar este sonho. Na verdade, eu gostaria de conhecer mais lugares, mas fomos à França, Suiça e Itália. Com escala em Casablanca no Marrocos. Eu sonhava com Áustria, Holanda, Grécia e Turquia também. Mas, tudo bem, foi o que deu pra fazer. Quem sabe numa próxima vez?
       Como foi pela primeira vez, resolvemos comprar um pacote com guia turístico, pois sabemos falar apenas um pouco de inglês, mas nada de francês ou italiano. Compramos o pacote, mais as passagens, e nem saiu muito caro. O total para nós dois foi quinze mil reais. Com alguns passeios e café da manhã apenas.
        Então, fomos nos preparando, comprando algumas roupas novas, malas, juntando um dinheiro para as outras refeições e algumas coisas que pudéssemos comprar por lá. Consegui juntar 1.500 euros para levar ( o equivalente a 7.000 reais). E finalmente, chegou o dia. Dia 19 de setembro de 2.018. Eu só pensava em como ia ficar durante 12 horas  dentro de um avião, sendo que eu tenho um pouco de medo...Mas, foi tudo bem, minha amiga Ana me deu um remedinho que me fez dormir como um anjo. Mas é bem desconfortável viajar tantas horas de avião. Ah, nesta viagem de ida até Casablanca, o avião teve um atraso de 01 hora.
         Quando chegamos à Casablanca, estávamos atrasados para o voo de conexão, então fomos transferidos para o próximo voo até Paris, que seria 4 horas depois. Conclusão: ficamos no aeroporto de Casablanca durante 4 horas, só esperando o voo. Só que, sem termo sido avisados, fomos parar num outro aeroporto de Paris, muito mais longe do centro, e ninguém foi nos buscar. A Agência de viagem Special Tour iria nos buscar, mas o horário mudou e o aeroporto também. Por culpa da empresa Royal Mallorc. Tivemos que gastar 35 euros até o hotel. O que equivale a uns 175 reais.

sábado, 7 de julho de 2018

Copa do mundo

07/07/2018



O Brasil foi desclassificado ontem da Copa do Mundo. A gente não quer sofrer com isso, mas dá uma tristezinha sim. Gosto de ver a alegria no rosto das pessoas, mesmo que seja passageira. Fazer o quê? Existem outros times que jogam bem, ué....Perdeu para a Bélgica desta vez.
Lembro da primeira copa que assisti em 1970. Tinha 9 anos, e meu pai comprou uma TV nova. Uma Tv com controle remoto, mas ainda em preto e branco. Meu pai adorava futebol, e eu como sua fã número um, comecei a gostar de acompanhar os jogos e torcer junto com ele. Sabia o nome de todos os jogadores, e acho que ainda sei alguns: Pelé, Rivelino,   Jairzinho, Carlos Alberto, Tostão, Gérson, Félix, Clodoaldo, Everaldo. Sabia também alguns países que jogaram com o Brasil: Tchecoslováquia, Inglaterra, Itália, Uruguai, acho que Romênia(?). Gostei tanto de ver tanta festa e alegria que esperei ansiosamente por 1974.
Mas, foi um fiasco. O time não jogou tão bem, não. Fiquei bem decepcionada. Ainda por cima, me apaixonei por um jogador chamado Marinho (Botafogo). Eu tinha. então, 13 anos.  Fui acompanhando durante toda minha vida as copas do mundo, mas só fui ver o Brasil campeão novamente em 1994. Até chorei de tanta emoção. Já tinha 33 anos e duas filhas. Depois em 2002 veio o penta que não foi tão sofrido. Eu, com 41 anos. Agora, só Deus sabe se ainda verei esta festa novamente. E a vida segue. 

sábado, 7 de abril de 2018

Eu só queria entender porque tanta gente odeia tanto o Lula. Dizem barbaridades, compartilham calúnias. Pode ser que ele tenha feito algo de errado, sim. Mas tantos outros fizeram e não são odiados desta maneira. Tantos roubaram muito e continuam numa boa, livres, usando o dinheiro do povo, e não são odiados. Qual a explicação para isto? Na minha humilde opinião, acho que estas pessoas que o odeiam e torcem para seja preso, sempre o odiaram. Desde os idos dos anos 80. Porque ele era um nordestino semi analfabeto e atrevido querendo entrar para a política. Lembro me muito  bem quando em 1989 ele concorria a presidência, as coisas que eu escutava por aí... as mentiras que inventaram, para que ele perdesse a eleição. A grande maioria que o odeia é preconceituosa contra pobre, nordestino, negro, gay, etc... E quando ele ganhou a eleição e foi considerado um ótimo presidente, quando ele fez tanto bem aos menos favorecidos, distribuiu renda, a "elite" não suportou. E mesmo aqueles que nem são elite, mas se acham, também não suportou. Não sei se ele roubou ou não. Se roubou tem que pagar, mas os outros também tem que pagar. Estas pessoas só odeiam o Lula, porque era pobre, semi-analfabeto e nordestino. E ajudou os pobres. Agora, os riquinhos, playboyzinhos podem roubar a vontade, faz parte.... Não sou tão pobre assim, mas não me considero rica. Não preciso de bolsa família, mas não acho que isso vai me trazer algum mal. Tem gente que acha que quem recebe bolsa família gosta de viver sem trabalhar. Quando que 80,00 dá pra alguém viver???? é só pra não passar fome, e olha que acho que não dá não. Enfim, foi só um desabafo. Vejo coisas no facebook horrorosas... pessoas que odeiam tanto, fazem questão de xingar, e xingar até quem não concorda com eles....eu não entendo porque tanto ódio!!

terça-feira, 3 de abril de 2018

pensamentos

Às vezes acordo sem vontade de fazer nada. Apenas continuar deitada quietinha no meu cantinho. Em paz. Daí, quando levanto, penso nas tarefas do dia. Não são muitas. Não gosto de fazer muitas coisas num só dia. Gosto de ter um tempo de não fazer nada. De sentar no sofá e jogar no celular, ou assistir uma novela antiga. Encher minha cabeça de lembranças de uma época. Aliás, o que não me faltam são lembranças...de pessoas, de lugares, de épocas diferentes.  Às vezes acho que já vivi demais, já vi muita coisa, conheci muita gente. Mas, não é verdade. Tem gente que já viveu muito mais do que eu! Outro dia li em algum lugar que até o início do século XX, a expectativa de vida era de 30 anos! Hoje em dia, tem gente chegando aos 100. Se eu pudesse escolher, não queria ficar tão velha, não. Não quero dar trabalho para ninguém. Viver, enquanto estiver com saúde!
A vida é um grande mistério. Cada dia que passa, eu fico mais cética. Acho, às vezes, que não existe nada além desta vida. Morreu, acabou. Tenho uma amiga que gosto muito, a Filó, que diz ter certeza da existência de outras vidas. Quem me dera!
Até meus 20 poucos anos, ia à missa sempre. Hoje, não vou mais. Gosto apenas das músicas. O ritual é longo e muitas vezes chato. Mas gosto de entrar numa igreja vazia, sentar, rezar, conversar com Ele. Como sou contraditória! Volta e meia, me pego rezando, rezando. Faço alguns planos, mas sempre para logo. No máximo um ano. Acho engraçado gente da minha geração fazendo planos para longos prazos. Tipo: vou estudar na faculdade, vou viajar sei lá quando, vou aprender a dirigir não sei quando, etc. \ Será que sou realista demais? ou pessimista mesmo? Sei lá.

sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

incertezas

Olá, hoje é 26 de janeiro de 2.018.

Me sinto cada vez mais insegura quanto ao que virá. Lula foi condenado, tem muita gente feliz com isso, mesmo sabendo que ele foi o melhor presidente que o Brasil já teve. Até mesmo outras nações reconhecem isso. Sim, acredito que ele tenha feito coisas erradas ao se juntar ao "grande esquema" da corrupção que assola o país desde sua descoberta. Sim! Não foi o PT que inventou a corrupção. É um grande esquema que todos ou quase todos entram para poderem trabalhar...Errado? Sim, muito errado...Mas por que esta perseguição só com ele? Por que ele é da classe trabalhadora? Ou foi da classe trabalhadora? Um operário que chega ao poder? tem muita gente que o odeia por isso, desde sempre, desde 1989. Eu me lembro muito bem, na eleição de 1989, muita gente dizia: " Aquele analfabeto, nordestino! Credo....tenho medo dele....". É comunista, blá blá blá. Ele ganhou em 2002 e muitos pobres tiveram acesso à universidades que nunca tiveram antes. Pessoas mais simples puderam viver melhor, comer melhor, viajar até!. Pois é, eu só sei que esta turma que está aí só quer prejudicar o povo: Cortes dos direitos trabalhistas, reforma de previdência.... Enfim, o Brasil está bem difícil.  Temo por mim, pela minhas filhas, meu marido...Querem acabar com a pensão por morte, quando os dois tiverem aposentadoria, só poderá ser acumulada até dois salários mínimos...Eles acham que quem ganha três é rico, por acaso? As contas vão continuar e a pessoa vai ganhar menos. Quer dizer, além de estar sozinho, mais velho, ficará ainda mais pobre? Eles acham que é bom para o país um monte de velhinhos pobres? Congelaram por 20 anos os gastos da saúde e educação! Estes velhinhos não poderão mais pagar convênio e vão cuidar da saúde onde? no SUS? Atenção empresários do ramo do turismo: Os velhinhos viúvos não poderão mais viajar pois ganharão metade do salário.... É o caos. Aí, temo pelas meninas...Emprego formal virou raridade, e quem não tem jeito para empreendedor, faz o que? Olha, começo a pensar nisso, me dá um desânimo...

quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

mundo novo

Outra coisa que esqueci de dizer.Hoje em dia está em pauta os gêneros, que nada tem a ver com sexo. Complicado? Sim, demorei a entender . Só entendi depois que minha filha mais nova me disse que é
transgênero não binário.Sabe o que é isso? não se vê nem como mulher nem como homem.Meu maior medo é o preconceito que ela pode sofrer com isso. Mas se é assim que ela se sente? Nada a fazer, só aceitar e amar ainda mais pela coragem de se mostrar como é. 
Entramos em 2018. Cada vez me sinto mais fora deste mundo com  tanta novidade,sei lá. Nem tanto a tecnologia, mas o mundo mesmo. Dá a impressão que estamos voltando para trás. É tanto preconceito, e esta extrema direita conseguindo cada vez mais adeptos. Eu tenho muita preocupação com minhas filhas, com o futuro delas. Emprego está cada dia mais difícil e as pessoas estão vivendo mais. Aquela reforma da previdência que parece que vai cair na nossa cabeça a qualquer instante. Nem posso planejar nada, pois não sei como será daqui para frente. Difícil.

aposentadoria

 Aposentei pelo INSS em 2009 e continuei trabalhando até 2016. Desde então, fiz várias coisas, curso de sapateado que faço até hoje, dança c...